22 de abr. de 2009

A culpa não é da chuva

Nesses dias chuvosos não existe um tema melhor para ser abordado do que a chuva que caí em nossa "cidade sol". Na verdade, não é bem o fenômeno da natureza que será citado aqui, mas o transtorno que ele tem causado.
O que deveria ser uma benção por aliviar o calor, se torna um súplicio para aqueles que não se prepararam para a chegada da chuva. Sem falar que todos os anos assistimos as mesmas cenas: Ruas alagadas, trânsito infernal, deslizamentos de encostas, por consequência pessoas desabrigadas e outras perdendo a vida.
Acredito que tanto os governantes quanto a população acabam acreditando no marketing de turismo que diz "Aqui faz sol o ano inteiro". Deixam de lado os reparos e melhorias para enfrentar os tempos chuvosos, constróem casas nas encostas, e suplicam para que São Pedro também acredite no slogan feito para atrair turistas.
O caos em Salvador não é culpa da chuva, e sim culpa de todos nós que não temos a cultura da prevenção. Isso me faz lembrar da "fábula da formiga e a cigarra" de La Fontaine. Nesse caso, sómos a cigarra, que ao invés de nos prepararmos para o inverno, ficamos atrás do trio elétrico e aproveitando o sol do verão. Que tal mudarmos de papel e nos tornarmos a formiga?

Au revoir!

3 comentários:

Daniella Souza disse...

Concordo!
Eita mania de deixar tudo pra cima da hora...
No verão a gente simplesmente esquece que aqui também chove, vamos adiando as providências e contando com a sorte. Que aliás, Salvador não tem tido!

Beeeijos

De Antenas Ligadas disse...

Assim como as encostas ameaçam desabarem, na época das chuvas, merece rolar pela ribanceira o slogan "cidade verão". Em Salvador, constatamos o asfalto Sonrisal,teimosamente aplicado nas ruas de nossa cidade e avesso, também, à água. Ainda não temos explicação convicente para o seu emprego, nem contamos com iniciativas que proponham relocações dignas aos moradores das áreas de risco. Tudo leva crer que as autoridades locais esperam acontecer para depois tomar iniciativa.

Shagaly disse...

É um problema estrutural. É muito fácil culpar as chuvas pelos desastres, deixando despercebida a falta de planejamento urbano!!