Um dia todos nós chegaremos à velhice, mas muita gente acaba esquecendo disso, sem dó, nem compaixão, cometem violência contra os idosos. Alguns casos chegam ao nosso conhecimento através da mídia, e vários outros ficam no anonimato. Apesar de existir um estatuto que protege os idosos e todos terem conhecimento da existência dele, não inibe a crueldade cometida contra essas pessoas indefesas.
Um dos fatores que contribue para o aumento da violência é a falta de estrutura de algumas famílias no que diz respeito ao cuidado desses idosos. Familiares alegam, muitas vezes, não terem condições de cuidar, tão pouco de pagar um asilo decente, com bons profissionais e terminam por contratar cuidadores (pessoas capacitadas para cuidar de idosos) sem experiência, nem referência de outros lugares onde trabalharam. É aí que mora o perigo. Os maus tratos acontecem, podendo levar até a óbito.
Enquanto não nos conscientizarmos da importância que os idosos tem em nossas vidas e de que é necessário uma atenção especial para com eles, esse tipo de violência continuará acontecendo.
O idoso não é um móvel dentro da nossa casa, não é uma coisa ou objeto descartável. Se faz necessário uma reflexão mais séria sobre a velhice. Afinal de contas, um dia todos nós chegaremos lá.