27 de mar. de 2009

Um dia chegaremos lá

Um dia todos nós chegaremos à velhice, mas muita gente acaba esquecendo disso, sem dó, nem compaixão, cometem violência contra os idosos. Alguns casos chegam ao nosso conhecimento através da mídia, e vários outros ficam no anonimato. Apesar de existir um estatuto que protege os idosos e todos terem conhecimento da existência dele, não inibe a crueldade cometida contra essas pessoas indefesas.
Um dos fatores que contribue para o aumento da violência é a falta de estrutura de algumas famílias no que diz respeito ao cuidado desses idosos. Familiares alegam, muitas vezes, não terem condições de cuidar, tão pouco de pagar um asilo decente, com bons profissionais e terminam por contratar cuidadores (pessoas capacitadas para cuidar de idosos) sem experiência, nem referência de outros lugares onde trabalharam. É aí que mora o perigo. Os maus tratos acontecem, podendo levar até a óbito.
Enquanto não nos conscientizarmos da importância que os idosos tem em nossas vidas e de que é necessário uma atenção especial para com eles, esse tipo de violência continuará acontecendo.
O idoso não é um móvel dentro da nossa casa, não é uma coisa ou objeto descartável. Se faz necessário uma reflexão mais séria sobre a velhice. Afinal de contas, um dia todos nós chegaremos lá.

24 de mar. de 2009

Quem educa, apanha

Essa semana resolvi abordar um tema que tem me deixado revoltada: A violência contra professores. Tenho lido algumas matérias e visto alguns noticiários a esse respeito. Para minha surpresa esse tipo de violência tem crescido de forma estúpida.
Uma das matérias que mais me chamou atenção foi a de um aluno de 13 anos de idade, que agrediu a socos, mordidas e pontapés a professora de educação física dentro da sala de aula, em Itaquaquecetupa-SP. Motivo da agressão foi o fato da docente ter chamado a atenção do garoto por estar fazendo bagunça durante a aula.
Lembro do tempo em que professores eram respeitados, e tratados como educadores. Dentro da sala de aula representavam a autoridade máxima. Não me refiro ao termo "autoridade" como alguém a quem devíamos ser temerosos, mas sim a quem desde casa fómos orientados a tratar com respeito.
Atribuo essa crescente violência contra os professores a educação que muitas crianças e adolescentes recebem em casa. A educação tem que partir dos pais, e não deixar para que os professores exerçam sozinhos essa função.
Além de serem mal remunerados, os professores ficam a mercê de alunos mal educados, que a qualquer momento podem ficar enfurecidos e se acharem no direito de dar uma boas palmadas para repreendê-los por estarem tentando educa-los.



12 de mar. de 2009

Pedofilia: Inimiga íntima

Todos nós já estamos cansados de saber que a pedofilia é crime. Mas mesmo com toda a divulgação por parte da mídia, essa prática vem aumentando de forma assustadora. Até parece que virou uma espécie de modismo macabro. Temos presenciado fatos estarrecedores de crianças e adolescentes violentados com requintes de crueldade por adultos que já não estão mais preocupados em esconder sua identidade.
Muitos desses pedofilos fazem parte da família, ou são vizinhos e amigos. Pessoas de total confiança, acima de qualquer suspeita. E quando não são, costumam seduzir as crianças e adolescentes com presentes, doces e dinheiro.
É necessário que as mães fiquem atentas a qualquer mudança de comportamento da criança ou adolescente, e denuncie logo quando for detectado o abuso ou qualquer anormalidade.


*Para denunciar não é necessário sair de casa, a mãe ou qualquer outra pessoa pode ligar para o número 100, e registrar a ocorrência.


Salut!

Através das janelas que são os meus olhos, observo tudo ao meu redor, e o que atiça a minha vontade de escrever estará registrado neste blog.
Aproveito para dar as boas vindas aos visitantes, e pedir para que não se limitem apenas em dar uma rápida espiada. Coloquem aqui as suas impressões sobre os meus textos.

Au revoir!