24 de mar. de 2009

Quem educa, apanha

Essa semana resolvi abordar um tema que tem me deixado revoltada: A violência contra professores. Tenho lido algumas matérias e visto alguns noticiários a esse respeito. Para minha surpresa esse tipo de violência tem crescido de forma estúpida.
Uma das matérias que mais me chamou atenção foi a de um aluno de 13 anos de idade, que agrediu a socos, mordidas e pontapés a professora de educação física dentro da sala de aula, em Itaquaquecetupa-SP. Motivo da agressão foi o fato da docente ter chamado a atenção do garoto por estar fazendo bagunça durante a aula.
Lembro do tempo em que professores eram respeitados, e tratados como educadores. Dentro da sala de aula representavam a autoridade máxima. Não me refiro ao termo "autoridade" como alguém a quem devíamos ser temerosos, mas sim a quem desde casa fómos orientados a tratar com respeito.
Atribuo essa crescente violência contra os professores a educação que muitas crianças e adolescentes recebem em casa. A educação tem que partir dos pais, e não deixar para que os professores exerçam sozinhos essa função.
Além de serem mal remunerados, os professores ficam a mercê de alunos mal educados, que a qualquer momento podem ficar enfurecidos e se acharem no direito de dar uma boas palmadas para repreendê-los por estarem tentando educa-los.



4 comentários:

cronicasemcartaz disse...

Gostei muito do texto, e me lembro do tempo de criança, o respeito que os estudantes tinham pelos seus professores e até os consideravam como tios e tias.
Eu até apanhei de paumatória e nem por isso minha professora deixou de a favorita.

Shagaly disse...

A educação caseira tem sim uma parcela de culpa. Mas, também, a sensação de impunidade que paira o nosso país, leva o indivíduo a sair desrespeitando as pessoas e cometendo os mais bárbaros atos visando a satisfação de um bizarro prazer. É triste...

JORDANIA FREITAS disse...

Realmente,perdeu-se o respeito com os profesores, pais e com si próprio, pois cometer uma agressão para com essas pessoas é perder o respeito com si mesmo.

Anônimo disse...

Percebemos que os valores em nossa sociedade têm sido modificados.Certamente a desestrutura familiar favorece ao desencadeamento de diversas infrações. Todavia as condições socias a que muitos jovens estão submetidos também contribui para a triste realidade que observamos. É notadamente comprovado a ausência do respeito mútuo no covívio social, inclusive entre professores e alunos. Por outro lado, fica um questionamento... A violência é uma causa ou consequência?
Rose